• Daniela Querubini

ADVOCACIA E TECNOLOGIA

Atualizado: Mai 6

Os avanços tecnológicos vêm mudando a forma de advogar



Olá leitor,

Cada dia que passa, a tecnologia entra mais e mais em nossa vida, e este fenômeno não acontece só em nossas em casas, mas também em nossos escritórios.

Com formação tecnológica em processamento de dados, no ensino médio, sempre fui adepta de novas tecnologias e do mundo das máquinas. Sou do tipo de pessoa que não aceita esperar um técnico para configurar um roteador, então tive que aprender a fazer estas coisas. Não sou uma expert, mas me viro bem.

Bom, fiz essa preliminar para explicar que se você é advogado (a) e não gosta de tecnologia, em pouco você será um dinossauro da profissão. Isso me lembra aquele filme, com o Owen Wilson e Vince Vaughn “Os estagiários”. Tal qual no filme, não ouso dizer que a sabedoria dos mais velhos possa ser superada pela tecnologia, tampouco pelos jovens descolados, mas a realidade vai muito além disso. Hoje em dia, com os processos digitais, para se ajuizar uma ação, é necessário ter um certificado digital, um assinador digital e um computador configurado para aquele tribunal específico em que irá ajuizar o processo digital.

Sim, tudo pelo computador. Para isso, o profissional precisa saber qual o formato do arquivo, qual navegador usar e mais um monte de outras mil exigências que nem nos damos conta, mas que nos são exigidas. Cada tribunal utiliza um sistema diferente, uns mais fáceis e outros “shodôs” da vida, piadinha jurídica para se referir a um programa complicado.

Alguns advogados se referem ao shodô, como programa do “coisa ruim”, ahahahaha, mas isso não vem ao caso.

A advocacia mudou e exige do profissional, conhecimento muito além do direito.

Hoje, os escritórios de advocacia contam com sistemas alocados na nuvem, com atualização automática dos processos digitais. Acredito que os sistemas jurídicos sejam uma importante ferramenta para auxiliar os profissionais, pois nesses sistemas podemos receber os andamentos processuais, antes mesmo de serem publicados, assim como podemos criar os prazos já com calculadoras digitais de prazos que te informam com exatidão a data para determinado ato processual e nos permitem acompanhar a agenda de audiências e prazos com apenas um clique, tudo isso integrado ao aplicativo para celular, compatíveis com agenda google e compartilhamento integrado com o drive alocado na nuvem.

É, caros advogados (as), se você não conhece as tecnologias citadas acima, está na hora de entrar pra era LAWTECH.

Meu intuito com este artigo, é alertar para a necessidade de atualização tecnológica para todos os profissionais da área jurídica.

Com as inovações tecnológicas, surgiram uma grande gama de possibilidades e oportunidades, não deixe a hora passar,comece a se atualizar já.

Esse não é artigo de publicidade para os apps e programas, mas deixo aqui algumas dicas daqueles que mais utilizo no meu dia a dia:

DATAJURI - Com ele você controla seus processos, clientes e financeiro, além de permitir a consulta dos andamentos processuais de forma ágil. Tudo isso com uma interface amigável e totalmente on-line. Este é meu TOP-1, com certeza!


LEGALCLOUD – Calculadora de prazos processuais;


WIX – site profissional com facilidade;


CamScanner – escaneador de documentos de rápido e fácil acesso;


TJSPÉ possível verificar a movimentação processual, inclusive a pasta digital, além de outras funcionalidades como consulta por número do processo, nome da parte ou do advogado, número da OAB, da carta precatória de origem ou do documento na delegacia. Estão disponíveis, ainda, os endereços dos fóruns em todo o Estado, além de notícias, informações e serviços.


JTeO aplicativo JTe inclui as seguintes funcionalidades:

- Integração com todos os TRTs;

- Consulta de processo judicial;

- Consulta de pauta de audiências, sessões e conciliação;

- Consulta de jurisprudência com opção de compartilhamento;

- Seleção de processos favoritos para recebimento de notificações sobre movimentação processual e realização de audiências;

- Emissão de boletos para depósitos judiciais com opção de compartilhamento (apenas para TRT5);

- Notícias do TRT;

- Envio de sugestão para melhorias/correções no aplicativo;

- Autenticação para consulta a documentos restritos;

- Pareamento e geração de token para autenticação em dois fatores no PJe (apenas usuários internos dos TRTs);

- Ferramenta para verificação de autenticidade de documentos do PJe;

- Adicionar audiências à agenda local do dispositivo;

- Ferramenta de Chat;

- Backup e recuperação de dados;

- Compartilhamento de processos;

- Módulo de ajuda.

STJO Aplicativo do Superior Tribunal de Justiça permite acesso à consulta processual, à consulta de acórdãos na Jurisprudência do STJ e ao calendário de sessões do Tribunal.

A consulta processual permite acessar informações do processo, seus andamentos e também visualizar os despachos, decisões e acórdãos publicados. A pesquisa pode ser feita por meio dos seguintes critérios: classe e número do processo (Ag 123456); número da OAB (UF99999); nome do advogado; nome da parte; número do registro (1997/0000003-6) e número único do CNJ.

A consulta de acórdãos na Jurisprudência do STJ utiliza busca textual e permite visualizar as informações do acórdão, exportar seu conteúdo e consultar facilmente o processo relacionado.

O calendário de sessões do STJ informa os dias e horários das sessões (Turmas, Seções, Corte Especial e Plenário), e também as datas dos recessos e feriados do Tribunal.

STFCom tecnologia da Akobyx Software e organização da ScireJus Aplicativos Jurídicos, o Informativos do STF compila as decisões mais importantes do Supremo Tribunal Federal, com destaques e resumos de contexto que tornam dinâmica a análise dos julgados. Portanto, não se trata de um serviço oficial do Tribunal.

Em constante atualização, o aplicativo funciona por meio de uma assinatura anual. Esta versão básica contém dez informativos recentes, assim como todos os recursos disponíveis.

O conteúdo deste aplicativo é essencial para quem precisa conhecer a jurisprudência do STF, seja para a prática jurídica ou para estudos direcionados a concursos públicos de bancas examinadoras que exigem tal conhecimento.

OAB/SPCom o aplicativo da OAB SP oferecemos acesso às notícias, tabela de honorários, consulta de inscritos e sociedades, fale conosco, prerrogativas, dúvidas frequentes, principais endereços, web tv, jornal do advogado e as palestras de Cultura e Eventos.

Estamos investindo em mais facilidade e mobilidade, além das notícias e principais informações o advogado também terá acesso a sua área restrita e diversas aplicações para acessar em qualquer hora e em qualquer lugar.


Carteira Digital OAB - - Emissão de documento digital do advogado

VADE MECUMAgora acesse todas as leis através do menu lateral na tela de leitura do artigo sem a necessidade de fechar uma lei e abrir outra.

Você vai poder consultar várias leis ao mesmo tempo!

Muito mais agilidade em seu trabalho/estudo;

WHEREBY – em tempos de pandemia, este app de salas de bate papo online é essencial para continuar a dar um excelente atendimento aos seus clientes. Existe a versão grátis (apenas 1 sala de bate papo) e nas versões pagas, você pode criar as salas de bate papo de cada cliente e manter, além de outras funcionalidades. Este eu já testei e funcionou bem. Agora estou testando o zoom, depois volto pra falar sobre minha experiência.



184 visualizações

DANIELA QUERUBINI

(11) 4166-6776

©2019 Todos os direitos reservados Daniela Querubini